O Município de Maricá (RJ) encontra-se no extremo leste da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com forte dependência da concentração de empregos em Niterói, município vizinho, a população de Maricá sofre devido à escassez de alternativas de transporte de alta capacidade para melhor atendimento aos deslocamentos pendulares cotidianos. Depende, assim, de rodovias majoritariamente compostas por pistas simples e transporte coletivo por ônibus rodoviário.

Pensando no crescimento da cidade para os próximos 20 anos e as mudanças potenciais nos municípios em seu entorno, a Prefeitura de Maricá decidiu elaborar u Plano de Acessibilidade para que fosse efetuado diagnóstico dos problemas e o desenvolvimento de conceitos para solução a médio e longo prazo.

Através do uso de ferramentas computacionais, foram analisados cenários de crescimento populacional, empregos e demais variáveis socioeconômicas e seus impactos na quantidade de viagens geradas e atraídas pelo município. Seus efeitos sobre o sistema de transporte mostraram a necessidade de intervenção por parte do Poder Público em termos de ampliação de capacidade e serviram para a definição de diretrizes de investimento.

© Sinergia :: Praia do Flamengo, 278 cj 52 :: Rio de Janeiro - Brasil :: TEL/FAX: + 55 21 2553-3994