O consórcio Halcrow-Sinergia-Setepla elaborou a atualização do Plano Diretor de Transportes Urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em contrato celebrado junto à CENTRAL – Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística, empresa vinculada à SETRANS – Secretaria de Estado de Transportes, em pleito de financiamento junto ao Banco Mundial (BIRD).

 

O Plano contemplou a análise e proposição de soluções para 20 municípios, abrangendo uma população de 11,8 milhões de pessoas. Foram realizadas pesquisas domiciliares com 12 mil entrevistados, 104 pontos de contagens volumétricas, 246 mil entrevistas de origem e destino em ruas, estações de embarque/desembarque e veículos de transporte público.

 

Desenvolveu-se um modelo matemático de 4 etapas com rede multimodal composto por 730 zonas de tráfego, mais de 13 mil quilômetros de vias, 2 mil linhas de ônibus, 2 linhas de metrô, 4 linhas de barcas, 13 linhas de trem e 8 linhas de BRT.

 

O Plano de Transportes definiu os investimentos prioritários no sistema de transportes para os próximos 20 anos da Região Metropolitana, através da apresentação de custos e benefícios esperados para mais de 20 cenários elaborados em conjunto com o Poder Público.

© Sinergia :: Praia do Flamengo, 278 cj 52 :: Rio de Janeiro - Brasil :: TEL/FAX: + 55 21 2553-3994