Nas últimas décadas o Brasil passou por um intenso processo de urbanização com uma forte tendência para a metropolização, ou seja, para o crescimento e surgimento de grandes aglomerados urbanos. Segundo os dados do Censo 2010 do IBGE, 84,36% da população brasileira vive em áreas urbanas.

 

Esse processo de intensa urbanização foi voltado à utilização do automóvel, que a partir da década de 1950 era visto como uma solução para a mobilidade. As cidades foram construídas e adaptadas para um modelo de circulação centrado no transporte motorizado individual e rodoviário, hoje percebido como insustentável, seja pelos problemas ambientais ocasionados, seja pela impossibilidade de se suprir as necessidades de infraestrutura que o crescimento acelerado da frota exige.

O Município de Mesquita, com uma população de cerca de 170 mil habitantes e inserido na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, iniciou o desenvolvimento do seu Plano de Mobilidade (PlanMob Mesquita) para planejar e orientar a execução e avaliação da política municipal de mobilidade urbana.

O PlanMob Mesquita terá a participação da sociedade, através de Audiências Públicas, tendo como objetivo analisar e propor soluções para questões relativas às condições de caminhabilidade, ao transporte cicloviário, ao transporte público coletivo e ao incentivo ao menor uso de automóvel, além da busca pelo aumento da segurança no trânsito.

© Sinergia :: Praia do Flamengo, 278 cj 52 :: Rio de Janeiro - Brasil :: TEL/FAX: + 55 21 2553-3994